Não há muito tempo, o gás pimenta era considerado como sendo inacessível ao público em geral. Todavia, atualmente, qualquer pessoa pode usufruir desta poderosa ferramenta de proteção pessoal. Este gás  faculta uma forma eficaz e não-letal de se proteger a si próprio de um atacante. Naturalmente, o spray não é uma ameaça para a vida do atacante, todavia, é decerto incapacitante, pelo que a potencial vítima tem sempre tempo de escapar utilizando o spray de pimenta.

Gás Pimenta
O spray de gás pimenta é uma ótima forma de zelar pela sua segurança.

O gás pimenta e a lei

As leis relacionadas com este gás lacrimogêneo variam de país para país, pelo que se não está seguro se pode usar o mesmo, por favor, verifique com o departamento de polícia da sua região se pode usar o mesmo. Podem existir limitações relacionadas com o tamanho, concentrações e outras particularidades que convém que tenha conhecimento, antes de adquirir qualquer produto. Além disso, é importante saber que não é legal atingir qualquer pessoa sem uma causa, somente em circunstâncias adequadas para o efeito, que justifiquem a sua utilização.

A escolha do gás pimenta

Existe um leque abrangente de escolhas, no que concerne ao spray de pimenta. Muitos são pequenos o suficiente que cabem dentro de uma mala de mão ou bolso. Independentemente do spray escolhido, quer se trate de uma lata maior ou menor, é importante que use o mesmo de forma responsável e siga algumas orientações básicas:

  • Certifique-se de manter o seu spray no mesmo local, sempre. Numa situação de emergência, você não irá ter tempo de procurar pelo mesmo, pelo que é crítico que você mantenha a consistência, colocando-o num lugar conveniente, ao qual você possa aceder em qualquer momento.
  • Teste o seu spray pontualmente, de forma a garantir que o mesmo ainda funciona adequadamente. Os seus testes irão também dar-lhe a oportunidade de praticar usando o spray.
  • Mantenha o seu spray longe do alcance de crianças. Embora não seja letal, o gás pimenta pode ser bastante doloroso. Não o deixe num local onde os seus filhos possam brincar com o mesmo.

Proteja-se a si próprio

Não deixe que seja uma vítima. Os produtos de segurança pessoal, como o gás pimenta, permitem que tenha alguma proteção contra potenciais atacantes, o que, num mundo bastante inseguro, é sempre algo a não descurar, pelo contrário, a bem da sua segurança e a dos seus bens.

Deixar uma resposta

Top